Relatoria da reunião do CALET com o DCE sobre a proposta de festa da Calourada 1º/2012
Para compreender melhor a discussão, confiram os seguintes links e cliquem AQUI para ler o post completo e conferir a relatoria.
Textos publicados no blog do DCE
Nota do coletivo Juntxs Somos Mais sobre a Calourada:
Por que o Centro Acadêmico precisa da posição dos/as Estudantes de Letras se possui autonomia para optar pela participação, ou não, enquanto gestão?
A gestão do Centro Acadêmico de Letras não concorda com muitos pontos apresentados pelo DCE no projeto e possui críticas a respeito do modelo de festa apresentado, no entanto, levando em consideração a complexidade do tema, é importante que os/as próprios/as estudantes, em Assembleia, decidam sobre a participação da entidade em uma festa que, independente das ideologias que entram em conflito na proposta, deve ter como objetivo a integração dos/as estudantes e dos/as calouros/as da Universidade de Brasília. Dessa forma, o assunto já não diz respeito apenas à gestão, mas a todos/as os/as estudantes do curso. Portanto, não deixem de participar dessa Assembleia, não apenas para debater esse assunto, mas outros importantes que também estão em pauta.
Relatoria da reunião do CALET com o DCE sobre a festa da Calourada 1º/2012
Brasília, 02 de abril
de 2012
O Diretório Central dos/as
Estudantes (DCE), sob a gestão “Aliança
pela Liberdade”, lançou para os Centros Acadêmicos uma proposta de festa para a
Calourada do 1º/2012. A proposta foi previamente discutida entre a gestão a fim
de montar um projeto que não acatasse em investimento financeiro ou prejuízo
econômico para os Centros Acadêmicos participantes.
Sobre o projeto: O primeiro passo foi uma escolha pública,
divulgada através das redes sociais do DCE, de grupos de alunos/as da
Universidade que tenham alguma experiência com a produção de festas. Foram
analisadas, pela gestão, proposta de diversos grupos até chegar a uma que
chegasse mais próxima dos critérios escolhidos pela gestão e pela ideia de
integração com os/as alunos/as da UnB. O principais critérios foram: uma
proposta que conseguisse englobar a diversidade da Universidade de Brasília e,
principalmente, os/as calouros/as; a temática “UnB5 50 anos”; o valor médio do
ingresso de até R$20,00 e a condição de que estudantes de grupos I e II não
pagassem entrada. A partir desses critérios, foi escolhido, então, um grupo do
qual faz parte o estudante Gustavo Capela (que também é integrante do grupo
Brasil & Desenvolvimento – lembrando que isso é apenas uma referência,
o B&D não está organizando a festa).
Sobre a estrutura: a festa será realizada no Centro Comunitário e,
além do palco principal (com atrações ainda não definidas), haverá outros
ambientes, como uma tenda de música eletrônica e outros espaços que ainda serão
definidos e sugeridos pelos próprios Centros Acadêmicos. Algumas ideias são a
implementação de ambientes que remetem aos CAs e seus respectivos cursos, como
a cenografia ou outras propostas de ambientação; a construção de um espaço
sobre a memória da Universidade e seus cinquenta anos, com mural de exposição
de fotos e artigos (que não ficará apenas na festa, deverá circular,
posteriormente, pela UnB) e, possivelmente, algo que represente a chegada à uma
nova fase da vida que é a Universidade; espaço também para performances
(sugeridas e propostas pelos/as estudantes) e intervenções, como uma do SOS
HUB; seletiva de bandas da Universidade e o que mais os Centros Acadêmicos
puderem opinar e organizar. Há, além disso, a ideia de que cada Centro
Acadêmico pense em uma forma de receber seus/suas calouros/as na festa,
propondo um espaço ou até uma atividade para recebê-los/as.
Sobre as finanças: como a intenção era evitar que os Centros
Acadêmicos tenham prejuízo e para que os CAs também não tenham de arcar com os
custos de investimento na festa, todo esse processo financeiro ficará sob a
responsabilidade do grupo designado para a organização da festa (com as devidas
prestações de contas feitas pelo DCE). Dessa forma, os lucros da festa (já
eliminando os gastos com a estrutura), se existirem, serão divididos da
seguinte maneira: 55% para o grupo organizador como forma de pagamento pela
prestação de serviços, arte, divulgação e riscos pelo investimento; 10% para os
Centros Acadêmicos, que serão distribuídos proporcionalmente à venda de
ingressos (ou, em outras palavras, quem vende mais, ganha mais); 30% para o
DCE, por ser a entidade que estará tratando dos principais trâmites jurídicos e
por estar à frente da realização efetiva do evento (levando em consideração que
esse valor será agregado ao caixa da entidade, que também pode ser usufruído pelos
CAs mediante apresentação de um projeto que possa vir a precisar de apoio
financeiro); 5% para ajudar no projeto que se iniciará na festa da memória da
UnB e do Movimento Estudantil, que será deixado como um “legado” à
Universidade. Além disso, a cada 10 ingressos vendidos pelos CAs, o valor do
11º ficará para o próprio CA. Por exemplo: se ingresso estiver a 15 reais, a
cada 11 ingressos vendidos, R$150 (10 ingressos vendidos) deverão voltar para a organização da festa e R$15,00 (que
seria o 11º ingresso) ficam para o caixa do CA.
Obs: após análise do projeto
apresentado, a DEA decidiu cobrar pelo Centro Comunitário o valor de R$8.000,
que é valor cobrado por festas “externas” e que não são de organização
exclusiva das entidades.
Esse projeto é o que foi
apresentado a todos os Centros Acadêmicos e que deverá ter sua aprovação final
no CEB (Conselho de Entidades de Base) de terça-feira, dia 03/04/12. Sobre a
distribuição dos lucros, não poderão ser feitas alterações nas porcentagens e
nem na forma que se dará essa distribuição, uma vez que o projeto já foi
apresentado anteriormente a outros CAs e muitos já assinaram contrato (ou seja,
uma vez que já foi firmado o contrato, não podem haver alterações ou contratos
diferentes para outros Centros Acadêmicos). No entanto, no que diz respeito à
estrutura e às atrações, ainda podem haver modificações e sugestões por parte
dos Centros Acadêmicos, grupos e estudantes que desejem ter espaço e
intervenções na festa.
O DCE ainda irá enviar para o
e-mail do CALET os documentos e a apresentação do projeto.
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