Parabéns, calouro(a), pela aprovação no curso de Letras! Você agora faz parte de uma pequena parcela da juventude Brasiliera que tem o privilégio de estudar em uma universidade pública e gratuita, onde a formação está baseada no tripé – ensino pesquisa e extensão.
O curso de Letras nos permite modificar a realidade por meio da linguagem e dos seus múltiplos discursos. Aqui você entrará em contato com as diversas linhas de pesquisa na aréa da linguagem: linguística, literatura, tradução, ensino, educação, mercado de trabalho além das diversas novidades do mundo acadêmico.
Infelizmente, nosso curso apresenta problemas estruturais decorrentes da falta de investimento público nas universidades federais e estaduais. Atualmente, faltam professores/as para as disciplinas optativas; nossos laboratórios não estão em boas condições; temos diversas restrições para a dupla-habilitação; carência de material didatico; poucos projetos de pesquisa e extensão; pouquíssimos intercâmbios; o restaurante universitário precisa ser ampliado; as salas de aula são inadequadas; o transporte público deficiente.
Esse ano passamos por uma das maiores greves nas universidades, o que questionou o modelo de educação superior pública adotado no Brasil, que sofre de sucateamento crônico devido a vários problemas decorridos da má gestão e da falta de investimento que o Programa de Reestruturação das Universidades Públicas – REUNI não foi capaz de sanar, na verdade o Reuni potencializou os problemas já existentes.
Professores(as) e técnicos(as) reivindicaram melhores condições de trabalho e reestruturação do plano de carreira e nós estudantes continuamos reinvidicando melhores condições de ensino, mais verba para a assistência estudantil a fim de garantir a permanência dos estudantes na UnB.
Com o fim da greve, resta-nos o desafio de avançar ainda mais nas lutas e mobilizações para conseguir construir uma universidade pública gratuita, universal e de qualidade que esteja a serviço da emancipação dos trabalhadores e não apenas para formação de mão de obra. Porém, para melhorar nossas condições de ensino é necessario fortalecer nossa entidade estudantil, o Centro Acadêmico de Letras – CALET ,que tem a finalidade de promover a integração do curso através de atividades culturais, políticas, artísticas e acadêmicas, além de representar os(as) estudantes de Letras perante os departamentos do instituto, o Diretório Central dos Estudantes – DCE, a Reitoria e toda a Universidade. A Executiva Nacional de Estudantes de Letras – Exnel é a entidade que nos representa estadual, regional e nacionalmente.
O espaço físico é um espaço de convivência e interação entre estudantes do curso, além de um espaço próprio dos(as) estudantes de Letras para realizarem as atividades do seu Centro Acadêmico
Em breve teremos eleições para a escolha da diretoria do CALET, fique por dentro e participe!
Por fim, convidamos a todos e a todas para a construção do 7º Encontro Brasiliense de Estudantes de Letras – EBREL que será realizado dos dias 22 a 24 de novembro na UnB.
Nenhum comentário:
Postar um comentário