Gestão e Representantes Discentes

Representantes Discentes (RDs) - São representantes dos e das estudantes de Letras nos conselhos do Instituto de Letras e seus departamentos: TEL (Teoria Literária), LET (Línguas Estrangeiras e Tradução) e LIP (Linguística, Português e Línguas Clássicas). Atualmente, há apenas uma vaga para cada conselho (IL, LIP, TEL e LET). Podem ser eleitos representantes quaisquer estudantes de Letras, independentemente da gestão. Atualmente, não temos os nomes de todos os representantes discentes, já que não houveram candidatos em Assembleia.  




A diretoria do CALET é composta por estudantes do próprio curso, eleitos(as) anualmente por meio de uma chapa. Cada Diretoria eleita tem mandato de 02 (dois) semestres letivos consecutivos, a contar da data de sua posse, permitida a reeleição por mais um mandato.

A atual gestão é formada pela chapa MOVEREMUS, que concorreu durante o processo eleitoral dias 26 e 27 de Novembro de 2014.

Compõem a atual gestão 2014-2015:

A gestão é dividida horizontalmente em coordenações, cada um com sua orientação, e todas trabalham juntas.

Representantes Discentes:
Representante Discente do IL:
Representante Discente do LIP:
Representante Discente do TEL: 
Representante Discente do LET: 


Coordenação Geral: Os coordenadores gerais compõem a principal liderança dentro da gestão do CA e são responsáveis por convocar reuniões, Assembléias de Estudantes, bem como articular todas as ações do CA com a Diretora do Instituto de Letras e com os coordenadores de cada curso, o DCE (Diretório Central dos Estudantes) e o Movimento Estudantil (ME).

Coordenação de Patrimônio e Finanças: A área de Patrimônio e Finanças tem por finalidade arrecadar fundos por meio de atividades diversas, como vendas para levantar o caixa do Centro Acadêmico; além disso, os coordenadores deste setor são responsáveis por gerenciar e divulgar as bolsas-viagem, promover campanhas de doação, a fim de adquirir materiais diversos para usufruto dos usuários do espaço físico do CA, divulgar o Balancete Mensal no mural do CA, a fim de permitir maior transparência na prestação de contas.

Coordenação de Comunicação: Esta coordenação se coloca à disposição para o diálogo com todos os alunos de Letras, de forma que estes se sintam à vontade para repassar suas dúvidas, problemas, pedidos e reclamações de âmbito acadêmico, que serão devidamente tratados com as autoridades acadêmicas do nosso curso. Aqui, o trabalho envolve divulgação ampla por meio de cartazes, internet e mural do CA sobre eventos acadêmicos, culturais e sociais que sejam de interesse dos alunos do curso, bem como fazer contato com estudantes que tomem iniciativas artístico-culturais ou acadêmicas no âmbito do nosso curso (saraus, performances, jornais, livros, informativos, zines, etc).

Coordenação de Eventos, Arte e Cultura: Promover eventos não apenas com caráter festivo, mas com elementos artísticos e culturais como fatores de integração e socialização dos estudantes de Letras é um dos objetivos desta Coordenação, que no semestre anterior propôs a realização de um Pré-Finca (concurso para selecionar a banda que representar o CA no FINCA, tradicional festival musical da UnB).

Coordenação de Integração Estudantil: A coordenação de Integração Estudantil participa efetivamente das reuniões de colegiado dos Departamentos (LIP, TEL, LET), CEB (Conselho de Entidades de Base) e AGEL (Assembléia Geral dos Estudantes da UnB). Um dos papéis mais importantes desta coordenação é servir de Porta-Voz acadêmico, informando aos estudantes de Letras sobre todas as atividades e deliberações próprias de cada Departamento, esclarecendo dúvidas dos estudantes sobre todos os seus direitos e possibilidades acadêmicas. Além disso, existe o projeto de realizar contatos com outras universidades e faculdades de Letras no país e no exterior, de acordo com os interesses dos estudantes de cada curso (Tradução, Espanhol, Francês, Inglês, Japonês, Português e PBSL).

Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão: Cabe à coordenadoria de ensino, pesquisa e extensão intervir na elaboração das diretrizes educacionais da UnB e do sistema educacional brasileiro e acompanhar e fomentar trabalhos realizados nessas três áreas.