Projetos

HTML clipboard
Com a intenção de continuar o histórico de lutas em prol dos estudantes de Letras da UnB, várias pessoas se juntaram em torno de um conjunto de propostas que visam, a curto, médio e longo prazo contemplar os alunos, servidores e educadores de nosso curso, elevando ainda mais a qualidade do serviço prestado pelo Instituto de Letras da universidade. 

1. Programa político
Nosso programa política se caracteriza no campo da esquerda combativa e tem como base os seguintes aspectos:
-Luta por educação pública, gratuita e de qualidade para todos
-Oposição à Reitoria da Universidade, por operacionalizar a política educacional do governo federal sem questionar e pressionar por mudanças, mesmo sabendo que é necessário se ampliar recursos para melhorar a estrutura física, contratar mais educadores, aumentar as oportunidades de pesquisa e extensão, cumprir os compromissos firmados com os trabalhadores, em especial os técnico-administrativos e os terceirizados, que frequentemente promovem greves em função dessa falta de compromisso por parte da Reitoria.
-Oposição à atual gestão do Diretório Central dos Estudantes, pelo fato de não ter usado esse espaço, para promover uma universidade de fato emancipadora, que possibilite transformações profundas.
-Combate SEM TRÉGUAS às opressões (machismo, racismo, homofobia, lesbofobia, transfobia....) com caráter pedágogico (rodas de conversa, debates)

2. Propostas e reinvindicações (pauta sindical)

-Internacionalização do curso: consideramos fundamental incentivar a participação dos estudantes em programas promovidos pelo governo federal como o "Idioma sem Fronteiras", que é uma complementação do "Ciência sem Fronteiras" por meio de cursos on-line e presenciais como também a produção acadêmica e apresentação de trabalhos em conferências, congressos, simpósios e mesas redondas Brasil afora e no exterior. Travaremos sim uma luta para se aumentar significativamente as verbas para as viagens dos estudantes para atividades acadêmicas.

-Racionalização da lista de oferta: os alunos constantemente têm sofrido com a falta de educadores em várias disciplinas como Latim 1, Fonética e Fonologia e Libras para atender a demanda que o IL precisa. Queremos com a nossa proposta de racionalização da lista de oferta oferta criar uma proporção mais justa de oportunidade para as disciplinas e acreditamos que seja possível trabalhar o diálogo com o Instituto de Letras em duas frentes: no sentido de se aumentar o número de educadores ou se realizar um remanejamento dentro do grupo de professores da casa para atender a demanda.

-Acessibilidade: nossa chapa se compromete a lutar pelo funcionamento efetivo dos elevadores para que os estudantes tenham acesso aos dois pavimentos da universidade; pelo piso tátil direcional e o de alerta no térreo, e não somente no mezanino do ICC; e também pelo provimento de vagas proporcionais à demanda do curso de Libras para que possamos nos comunicar com os alunos não-ouvintes.

-Apoio aos alunos em situação de vulnerabilidade e/ou que participam dos programas de permanência, com risco ou em processo de desligamento da Universidade

-Acolhimento dos novos alunos (calouros): na perspectiva de uma aproximação bacana e produtiva com os que estarão chegando ao curso, propomos a Semana do Letrista, uma recepção diferenciada e diversificada em parceria com o IL para receber e animar os alunos nesse primeiro momento da jornada acadêmica.

-Luta pela certificação das atividades complementares: é necessário dentro da formação dos letristas um determinado número de horas complementares realizadas. Pretendemos cobrar do IL e seus departamentos organizar melhor e garantir a certificação das pessoas da comunidade acadêmica que participam das atividades e eventos propostos com a intenção de ajudar no cumprimento dessa diretriz.

-Revitalização do espaço físico

-Estimular a participação dos estudantes nos eventos institucionais: temos como conquistas nesses últimos meses o CALET chegando na final do FINCA 2014, a medalha de bronze das meninas nos JIUnBs 2013 e uma participação construtiva nas semanas universitárias e isso deve continuar.

-"Letras para que te quero": calouros e veteranos visitam escolas para apresentar o curso de Letras e suas habilitações aos estudantes. É nossa colaboração para a campanha da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (Exnel) pela valorização do curso no país e uma maneira de auxiliar no processo de escolha da profissão de nossos jovens.

-"Sopa de Letrinhas": projeto de incentivo à leitura, baseado na arrecadação de livros e doação do acervo arrecadado para bibliotecas e salas de leituras das escolas, preferencialmente as que ainda não possuem um espaço específico para desenvolvimento da leitura ou um acervo expressivo de obras.

-Cultura: para fomentar e divulgar a produção artística-cultural dos estudantes de Letras propomos no calendário momentos como saraus, apresentações, oficinas e exposições em que a comunidade letrista é convidada para conhecer novos talentos e possam desfrutar do trabalho desenvolvido por eles.