O que é?

HTML clipboard
O CALET é o Centro Acadêmico de Letras da Universidade de Brasília.

Mas afinal - Para o que serve um Centro Acadêmico?

O Centro Acadêmico é uma entidade estudantil, que representa os estudantes de determinado curso, no nosso caso, o curso de Letras. O CA é responsável por diversas atividades, mas, principalmente, promover a integração do curso através de atividades culturais, artísticas e acadêmicas, e também representar os(as) estudantes de Letras diante dos departamentos, do instituto, do DCE (Diretório Central dos Estudantes), da Reitoria e de toda a Universidade.

Fazem parte do curso de LETRAS, em todos os turnos, as habilitações: Francês (Bacharelado/Licenciatura), Inglês (Bacharelado/Licenciatura), Português (Bacharelado/Licenciatura), Português do Brasil como Segunda Língua, Tradução Francês, Tradução Inglês, Espanhol (Licenciatura), Japonês (Licenciatura), Tradução Espanhol, Libras (não abriram mais vagas) e Língua Estrangeira Aplicada (novo curso que entrou em 2010).

No quesito Cultural, Artístico e Acadêmico - é deve do Centro Acadêmico, além da representatividade, propor aos Estudantes um espaço para convivência e produção cultural e artística, bem como acadêmica também. É um espaço DOS(as) estudantes, PARA os(as) estudantes e feito POR estudantes. 
Existe uma diretoria, eleita pelos(as) estudantes e com mandato de 2 semestres consecutivos, que coordena e propõe atividades para o Centro Acadêmico. É dever da diretoria encabeçar essas atividades e depois prestar contas do que for feito e gasto. Entretanto, a participação é aberta a todos(as) que queiram propor atividades ou participar delas. Afinal, fazem parte do Centro Acadêmico não só os membros da gestão, mas também todos(as) os(as) estudantes regularmente matriculados nos cursos de LETRAS.

Como representação dos(as) estudantes, o Centro Acadêmico tem mais força para fazer reivindicações à UnB do que estudantes isolados. Se algum professor ou professora prejudica estudantes e não faz o trabalho corretamente, se há algo de errado durante as menções, se alguma coisa precisa ser melhorada no curso ou nos departamentos, é muito importante que o Centro Acadêmico tome parte na exigência dessas mudanças.
O espaço físico do CA é um espaço de convivência e interação entre estudantes do curso, além de um espaço próprio dos(as) estudantes de Letras para realizarem suas atividades do Centro Acadêmico. Um espaço não só recreativo, ele é, principalmente, um espaço produtivo.

Nosso Centro Acadêmico possui um estatuto e uma gestão, que foi eleita em dezembro de de 2010 (chapa PalavrAção) e cumprirá mandato até o final do primeiro semestre de 2011.