terça-feira, 30 de março de 2010

Nota sobre ato de violência sexual


Nota do Centro Acadêmico de Letras (CALet) sobre o ato de violência sexual contra uma estudante de Letras, ocorrido na segunda-feira (15/3/10)
Brasília, 24 de março de 2010
.......O corpo faz parte da nossa intimidade, da nossa autoafirmação, da nossa jornada de luta pela igualdade de direitos e liberdades entre mulheres e homens. O direito à segurança, o direito de caminhar onde quiser e no horário que bem entender, o direito aos mesmos salários, às mesmas oportunidades, aos mesmos olhos, às mesmas regalias. A liberdade de locomoção, a liberdade de expressão, a liberdade de pensamento e, principalmente, a liberdade sobre o próprio corpo.
.......O estupro é um ato de extrema violência contra a mulher. E não se resume apenas à violência contra o gênero. É uma violência contra o corpo, contra a alma, contra a liberdade, contra a vida e contra a ser humana.
.......Ele é, inclusive, uma violência contra a Universidade. Mesmo depois de casos semelhantes de violência contra a mulher nas proximidades dos campi da Universidade de Brasília, e até neles próprios, a UnB ainda não possui medidas de segurança eficientes e não possui um compromisso concreto com as questões de gênero e as reivindicações das mulheres. É dever da Universidade garantir a integridade das e dos estudantes.
.......Diante do ato de ofensa e agressão contra a mulher que aconteceu na última semana, o Centro Acadêmico de Letras (CALet) REPUDIA o estupro de uma estudante de Letras, e também todos os casos semelhantes já ocorridos na Universidade de Brasília e suas proximidades.
.......O Centro Acadêmico de Letras entende que esse não é um caso isolado e não pode ser esquecido, além de se comprometer a desenvolver atividades e discussões relacionadas à questão de gênero. O CALet exige que a Reitoria, que se mostrou inerte a esse e aos últimos casos semelhantes, tome providências imediatas em relação à segurança e à iluminação dos campi, e também em relação ao transporte e à inclusão de políticas direcionadas às mulheres. O Centro Acadêmico reconhece as reivindicações feitas pelo Coletivo Unificado de Mulheres da UnB, criado após o último ato de violência, e as inclui em sua própria pauta de lutas, dentre elas a iluminação, a contratação de vigilantes mulheres, a instalação de creches e a criação de um centro de convivência para a mulher.
.......O CALet se solidariza com a estudante e se coloca à disposição para quaisquer assuntos, relacionados ou não ao incidente.
CALet Centro Acadêmico de Letras
Universidade de Brasília



Nenhum comentário:

Postar um comentário