terça-feira, 20 de abril de 2010

Nota do Comando de Greve

NOTA DO COMANDO DE GREVE

Informe do Comando de Greve Unificado sobre a reunião ocorrida hoje na Presidência da República – 20/04/10


Hoje fomos em carreata ao CCBB, onde fomos mais uma vez recebidos por Swedenberger Barbosa, assessor do Presidente Lula, e por Manoel Messias, assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Estavam presentes pelo Comando de Greve Unificado da UnB: Rodrigo Dantas, Newton Gomes e Patrícia Pinheiro (professores); Mauro Mendes e Messias (servidores) e Lucas Brito de Lima (estudante).

Começamos a reunião denunciando que o compromisso assumido pelo Presidente Lula há duas semanas (pagamento integral da URP para todos até o julgamento do mérito da questão pelo STF) não foi cumprido nem pela AGU nem pelo MPOG. Dissemos que não aceitaremos que o governo exclua os servidores do pagamento da URP, conforme determinação do MPOG, e que a decisão das assembleias gerais dos docentes e dos servidores da UnB é continuar a greve unificada até que a liminar do STF seja cumprida e o pagamento integral de nossos salários seja materialmente assegurado.

Swedenberger reafirmou o compromisso do presidente Lula. No mesmo momento, uma comissão da UnB em greve unificada (em que estavam presentes o presidente da ADUnB, Flávio Botelho, e o coordenador-geral do SINTFUB, Cosmo Balbino) estava sendo recebida pelo ministro Paulo Bernardo no MPOG. Dissemos a Swedenberg que o MPOG continua irredutível, como de fato se verificou ao fim da reunião no MPOG, que ocorreu paralelamente à reunião na Presidência da República.

Fizemos então um acordo com a Presidência da República, representada por Swedenberger Barbosa: caso o ministro Paulo Bernardo continuasse se recusando a cumprir a liminar do STF e a determinação do Presidente, como de fato ocorreu, a Presidência da República se comprometeria a realizar reunião na quinta-feira, com a presença do Comando de Greve Unificado da UnB e de representações da Presidência da República, do MPOG e da AGU, conforme deliberação de nosso comando de greve, referendada por nossa assembleia de hoje.

Nos mantemos em contato com a Presidência da República durante a tarde de hoje e a informação que temos até o momento é a de que a Presidência está fazendo gestões junto ao MPOG para que o pagamento integral dos salários de todos os docentes e servidores seja assegurado antes mesmo da reunião prevista para quinta-feira.

Até o final da tarde desta terça-feira, seguimos aguardando o posicionamento da Presidência da República. Nossa greve continua, conforme posicionamento unânime de nossa Assembléia Geral, até que o pagamento integral de nossos salários seja assegurado para todos os docentes e servidores da UnB.

Rodrigo Dantas, pelo Comando de Greve Unificado da UnB.

Brasília, 20/04/10



Nenhum comentário:

Postar um comentário