sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro aprova sistema de cotas públicas

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) decidiu destinar, já no próximo vestibular, 20% das vagas para alunos da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.UFRJ avalia manter cotas apenas para alunos de escolas estaduais 

19/08/2010 - 16h02
VERENA FORNETTI
DO RIO 
A medida foi aprovada na tarde desta quinta-feira em votação apertada no conselho universitário da instituição. Foram 20 votos a favor do acesso por cotas e 18 contra. 

Outros 40% das vagas serão disputadas pela forma tradicional de ingresso, que prevê provas aplicadas pela instituição e a participação no Enem. Os 40% restantes serão distribuídos pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), controlado pelo Ministério da Educação e composto por alunos de todo o país que fizeram o Enem e optaram pelo mecanismo. 
Só alunos de escolas municipais e estaduais do Estado, além de alunos da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), poderão disputar a cota. Estudantes de escolas militares e federais - mesmo os alunos do colégio da própria UFRJ - não estão aptos a ingressar nas vagas reservadas para a rede pública. 

Segundo a universidade, em aproximadamente um mês o conselho de graduação da instituição deve se reunir para detalhar as formas de acesso e definir as regras para a seleção 2011. A UFRJ oferece 8.000 vagas anualmente. As inscrições devem se iniciar em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário