segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mais sobre o alagamento da UnB

De acordo com a Chefia do LIP (Departamento de Linguística, Português de Línguas Clássicas) e a Diretoria do Instituto de Letras, a chuva de ontem não causou danos significativos aos materiais e patrimônio do departamento (LIP). Para quem ainda não conhece, o LIP fica localizado no subsolo do ICC Norte, ao lado da sede da UnBTV e em frente ao Centro Acadêmico de Economia (CAECO), duas das áreas mais afetadas pelo alagamento. Aparentemente, o entulho que ficou concentrado em frente ao departamento impediu que uma quantidade maior de água entrasse no local. Apenas materiais que estavam literalmente no chão ficaram molhados, mas mesmo as torres dos computadores, que ficavam mais abaixo, não foram afetadas e não houve grandes perdas.

Não houve acesso ao Laboratório de Línguas (LABLIN), no final do subsolo da Ala Norte (em frente ao auditório do IH), mas aparentemente ele também não sofreu danos, pois as paredes e portas estavam de pé. Segundo a professora Ana Suely, o LALI (Laboratório de Línguas Indígenas),  no subsolo mais próximo da Ala Sul (em baixo do CALET), também não sofreu danos. Os computadores foram desligados para evitar possíveis danos futuros, o mesmo aconteceu no LIP. Outras áreas no ICC Sul também não sofreram grandes danos, como o NuREH, a sala multimídia do LET e o CALET, que permanece intacto.

De acordo com a Prefeitura e a Reitoria, amanhã também não haverá aulas no Campus Darcy Ribeiro, pois a energia será desligada para uma vistoria do prédio ICC. Não temos maiores informações sobre quando o ICC, que está interditado pela Defesa Civil, será liberado.

Durante o Conselho de Entidades de Base de hoje, que ocorreu no Teatro de Arena e teve a participação de vários estudantes dispostos a ajudar, foi deliberado um multirão assim que o ICC estiver disponível para poder ver os danos sofridos pelos Centros Acadêmicos do subsolo e, se necessário, prestar a ajuda que for precisa. Diante da atual situação de precariedade da estrutura da Universidade, os estudantes também deliberaram por exigir medidas emergenciais para a Universidade de Brasília, além de um ato contra o corte na verba da educação, que acontecerá na quarta-feira (13/4), na Esplanada dos Ministérios. A concentração será na entrada da Ala Norte às 9h, e às 10h em frente ao Ministério da Educação.

É muito importante a presença maciça dos estudantes, para que sisutações como essa não passem despercebidas e que a educação no Brasil, principalmente na Universidade, não seja precarizada por cortes significativos como os feitos pelo atual Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário