sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto do FENEX sobre o ENADE

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES (Lei n° 10.861) - uma cópia do antigo PROVÃO (Lei nº 9.131/95) - é mais um instrumento de sucateamento das universidades públicas.

Essas avaliações implementadas até hoje pelos governos do Brasil, visam única e exclusivamente a atender os interesses do capital privado, provocando um colapso de identidade das universidades públicas, as quais o governo quer se isentar de manutenção.

Dentre uma série de instrumentos do qual se utiliza o SINAES, está o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, ao qual somos ferrenhamente contra. Somos a favor de uma avaliação real e verdadeira para o ensino superior brasileiro, mas não somos a favor do ENADE ai como está.

Porque somos contra o ENADE? O ENADE tem caráter unicamente punitivo. Esta avaliação promove um ranqueamento das universidades e do nível de desempenho dos estudantes, sem ir a fundo ao que realmente levou a chegar a tal conceito; penaliza os cursos que obtiverem nota inferior da considerada aceitável; por ser uma prova única para todo o país, desrespeita as regionalidades e especificidades do ensino em cada região; e ainda premia os melhores estudantes, a fim de promover mais ainda a competitividade já existente do mundo capitalista.

Uma verdadeira avaliação é necessária!

Nenhum comentário:

Postar um comentário