quarta-feira, 8 de junho de 2011

NOTA DE REPÚDIO À PRISÃO DOS ESTUDANTES E À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL da UnB

NOTA DE REPÚDIO À PRISÃO DOS ESTUDANTES E À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL da UnB




O Centro Acadêmico de Letras – CALET – UnB e a Executiva Nacional de Estudantes de Letras – Exnel, repudiam a prisão pela PM-DF de dois estudantes moradores da Casa do Estudante Universitário, ocorrida na ultima sexta-feira, 3 de junho, após se manifestarem contra o desrespeito praticado por funcionários da Universidade de Brasília que, cumprindo ordens da Reitoria, praticam há meses atos inaceitáveis de opressão e constrangimento contra os estudantes dentro de seus próprios apartamentos.
Os dois estudantes, que trabalham de madrugada, foram acordados na manha de sexta-feira com o barulho de portas e armários que eram jogados do 4º andar em um contêiner. Tentaram conversar pedindo para que o barulho diminuísse, mas os trabalhadores da UnB chamaram a segurança e seguiram com o barulho. Essa tensão toda é resultado de uma reforma iniciada ainda com estudantes morando na CEU. Então, em um momento de impulso e protesto, os estudantes atearam fogo no contêiner de lixo. A segurança, além de desrespeitá-los, impediu que se apagasse o fogo e chamou a PM. Esta entrou no Campus e prendeu os estudantes dentro de suas próprias casas, fato esse que não acontecia desde a ditadura militar.
Acreditamos que a prisão é culpa da reitoria, pois a reforma da Casa do Estudante passa por um processo de negociação conturbado desde 2009. A proposta inicial insana da Reitoria seria a de um alojamento perto da UnB, onde os estudantes morariam em grupos de 10 a 15 pessoas no mesmo quarto. Tempos depois foi acordado com uma pequena parte de moradores, uma bolsa-aluguel de R$ 510,00, que é insuficiente, tendo em vista o cenário imobiliário de Brasília, o qual a UnB conhece bem. A bolsa aluguel não prevê fiadores e para que o estudante seja locatário necessita ter uma renda superior em três vezes o valor do aluguel do imóvel. Outra proposta foi o aluguel de apartamentos pela fundação mantenedora da UNB – FUB, que até hoje não conseguiu alugar os apartamentos. A proposta de emergência da reitoria para tirar os estudantes da CEU foi colocá-los em hotéis 4 estrelas, onde o gasto mensal gira em torno de três mil reais.
Os alunos que continuam na CEU são aqueles que não conseguiram sair da
casa com os R$ 510,00; os que tiveram problemas e voltaram; os que optaram pelo aluguel dos apartamentos da FUB e que não aceitaram transferir-se para hotéis por entenderem que o gasto é imoral e antiético. Estes alunos estão sofrendo várias ações que vão do arrombamento de portas e invasão de domicílio à sua ameaça a integridade física e moral, ameaça de suspensão da bolsa permanência, perseguição, assédio moral e físico.
Além disso, a reitoria retirou o transporte interno que passava na CEU, soldou a porta de emergência, reduziu o efetivo de segurança, de manutenção, o laboratório de informática, os bebedouros e, pior ainda, começou a reforma com estudantes morando, que correm constantes riscos de sofrer lesões corporais.Inclusive uma aluna se lesionou por causa da reforma.
A política de assistência estudantil aplicada hoje na UnB é gritantemente ineficiente e precária! Ela não atende a demanda e ainda funcionários do setor humilham os alunos que precisam da assistência para continuar estudando. A UnB mantém o mesmo número de 368 vagas de assistência a moradia em um momento de grande expansão, na qual o número de ingressos na graduação dobrou nos últimos três anos de implementação do REUNI.
Exigimos uma nova política de assistência estudantil que garanta a permanência dos estudantes carentes na universidade!
Pela Não criminalização dos manifestantes!
Pela dignidade dos estudantes!
Por uma LEGÍTIMA expansão da assistência estudantil que acompanhe o
processo de expansão da UnB!
Pela construção dos novos blocos prometidos em campanha pelo Reitor
José Geraldo!


Centro Acadêmico de Letras - CALET –UnB

Centro Acadêmico de Letras - CAL - UFG

Executiva Nacional de Estudantes de Letras - ExNEL

Diretorio Central de Estudantes - DCE - UFG

2 comentários:

  1. Olha só, tudo bem a Reitoria ser responsabilizada pela situação lastimável dos estudantes moradores do CEU, entretanto, nada justifica a atitude desses dois rapazes que poderia ter causado uma tragédia provocando esse incêndio, afinal, como foi dito, ainda existem estudantes morando lá. Vocês querem protestar, protestem contra as atitudes incompetentes do reitor, mas não contra uma ato legal da PM que prendeu dois incendiários. Se eles queria se rebelar contra esses atos absurdos da administração que escolhessem ao menos uma forma segura e dentro da lei para fazê-lo, incendiar um contêiner com entulho de obra só mostra imaturidade e nenhuma noção de respeito aos outros alunos que também deveriam estar no prédio. Que justiça seja feita dos dois lados, que cada um seja responsabilizado pelo seu ato. Outra coisa, os alunos da UnB são os primeiros a reclamar de falta de segurança nos campus quando são assaltados ou têm seus carros arrombados, mas também são os primeiros a protestar quando a PM entra no campus pra prender um aluno que infringiu a lei. Pensem nisso e espero que não censurem o meu comentário, afinal, qualquer forma de expressão é válida, desde que respeite o próximo.

    ResponderExcluir
  2. Victor, sim, sua forma de expressão é válida, assim como a que foi utilizada pelos estudantes para protestar contra o descaso da administração da Universidade contra os direitos humanos. É claro que poderiam ter escolhido forma melhor de fazer isso, e, embora a situação justifique o ocorrido, também não significa que tenha sido a melhor opção.

    Entretanto, vale também considerar que, até hoje, eu, pelo menos, nunca vi a PM fazer outra coisa dentro do campus. Quando carros são roubados, estudantes assaltado(as) ou estupradas, a polícia não tá lá. Mas em um manifesto em que os próprios seguranças do campus foram cúmplices por se negarem a apagar o fogo, a polícia não pensa duas vezes antes de algemar e arrastar aqueles que, querendo ou não, se encontram em uma situação menos favorecida. Prestar falso testemunho e negar ajuda quando isso faz parte do trabalho também deveria levar alguém a passar pelo menos uma noite na cadeia, mas nenhuma dessas pessoas foi presa. Ninguém que arrombou apartamentos e desmontou armários com pessoas dentro foi punido.

    Dessa vez estão sendo tomadas medidas legais contra a administração da Universidade. Respeito a sua opinião, mas ainda sim espero que entenda que nem todo ato é por acaso. As condições em que moradores da CEU se encontram é lastimável, e ainda acho que o que aconteceu foi pouco perto do que a Reitoria está fazendo com os estudantes.

    ResponderExcluir