sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobre as ameaças de hoje à UnB

Tem sido divulgada, através de e-mails e redes sociais, a possibilidade de um atentado hoje contra a Universidade de Brasília. O suporto grupo responsável seria seguidor dos dois homens que foram presos em Curitiba por ameaçar estudantes de Ciências Sociais da Universidade e por manter um site na internet com mensagens de ódio, racismo, homofobia e misoginia. A Reitoria da Universidade de Brasília já está tomando providências e aumentou a segurança da Universidade, mas informa que, apesar dos possíveis boatos, as atividades de hoje devem continuar NORMALMENTE. No entanto, devido à instabilidade da situação e à angústia demonstrada por boa parte do corpo discente, os/as professores/as estão solicitando aos estudantes que não compareçam à UnB no dia de hoje e muitas das atividades do curso foram CANCELADAS.

As secretarias do Instituto de Letras e seus departamentos estão fechadas, algumas atividades e aulas foram canceladas neste dia 13/04/12. O Centro Acadêmico de Letras (CALET) entende que as ameaças podem, sim, se tratar de boatos, no entanto, sugere que os/as estudantes sejam cautelosos, uma vez que as mensagens deixadas por esse grupo na internet não cessaram e podem existir mais pessoas responsáveis de que a própria Polícia Federal ainda não teve notícias. Lembramos, mais uma vez, que a Universidade de Brasília está tomando as possíveis providências e que a Reitoria afirma que as atividades devem continuar normalmente, mas, por questões de segurança e precaução, solicitamos que os/as estudantes e professores/as fiquem atentos/as e que, se possível, suspendam as atividades marcadas para hoje.


Nota da Reitoria sobre a segurança no campus Darcy Ribeiro
A reitoria da Universidade de Brasília informa que reforçou a vigilância no campus Darcy Ribeiro e acionou as autoridades de segurança pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal) a respeito dos boatos de ameaças de bomba contra a UnB que estão circulando nas redes sociais desde ontem. Contactadas pela Administração Superior, as forças de segurança enviaram equipes para o campus, realizaram detalhada varredura e não encontraram nenhum indício de perigo Como precaução, no entanto, durante todo o dia de hoje o policiamento foi reforçado na UnB e um grupo da Reitoria está destacado para acompanhar o caso. O reitor pede a todos que não alimentem boatos, informem movimentações suspeitas para os telefones abaixo e repudia ataques contra o ambiente plural, produtivo e democrático que é a UnB.

João Batista de Sousa 
Reitor em exercício da UnB

TELEFONES DE CONTATO
DAC - 3107-0219 3107-0218 3107-0217
SEGURANÇA - 31075841

Nenhum comentário:

Postar um comentário